O nosso Núcleo de Educação Ambiental ( NEA-IFEC) tendo a frente o Coordenador, Gestor Ambiental Gustavo Yuri procede ao registro que segue:

05 de outubro – Dia das Aves
O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves no mundo, sendo classificado como o terceiro em quantidade de espécies, com cerca de 2000. Espécies como a Arara Azul, a Arara Vermelha, o Tucano, o Tuiuiú, a Garça, o Sabiá, o Papagaio de-cara-roxa são alguns exemplos que encantam a todos ao serem avistados.
Entretanto, muitas espécies estão ameaçadas, devido à perda de hábitat, às atividades de caça e ao tráfico de espécies, além do desmatamento e construções de grandes obras e empreendimentos em ambientes de fragilidade ambiental.
Temos percebido também o aumento de espécies de aves no meio urbano, devido a perda de hábitats e também devido ao abrigo que a vegetação urbana oferece, bem como alimentos que muitas espécies de árvores oferecem a estas aves, o que as tornam também um atrativo devido a sua exuberante beleza.
Muitas Unidades de Conservação que preservam diversos biomas, ecossistemas e recursos hídricos, são verdadeiros abrigos de diversas espécies de aves, sem os quais não haveriam esta diversidade biológica que tanto possui nosso país.
Podemos citar algumas espécies ameaçadas de extinção: o papagaio de cara-roxa, a gralha azul, o tucano de bico verde, o flamingo, o pato-mergulhão, a jacutinga, o mutum do Sudeste, o albatroz Tristão, o beija flor-de-gravata-vermelha, o maçarico-rasteiro, o macuco, a ararinha-azul, o japim, o papagaio-de-peito-roxo, o pica-pau-do-Parnaíba, a graça-da-mata,
Algumas dicas de como podemos colaborar para proteger e preservar nossas aves:
-Não mantendo animais presos em cativeiros;
-Recusando qualquer tipo de comercialização de aves e denunciando este tipo de prática;
-Não matando e nem sacrificando e denunciando caso constate essas práticas;
-Não poluindo ar, água e solos, pois agridem os habitats naturais das aves e outros seres vivos.
-Associando-se a alguma organização ou entidade ambientalista.
-Promovendo campanhas de educação ambiental sobre as aves.
-Não retirando cobertura vegetal, como árvores e arbustos, principalmente em hábitats naturais e também no meio urbano.
-Plantando e mantendo árvores e arbustos frutíferos;
-Preservando áreas verdes, tanto no meio urbano quanto no meio rural.